sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Como surgiu a contação de histórias

"Ler uma história com o objetivo de contá-la é um exercício de costurar sonhos, de misturar emoções, é uma brincadeira de dar significado às palavras, um quebra-cabeça de desvendar nas ilustrações aquilo que as palavras não conseguiram traduzir, e mais ainda, transformar em gestos e expressões aquilo que extrapola e transcende o mero articular de palavras"
(Rodrigues: 2003)

Durante muitos séculos, homens sentaram-se ao redor de fogueiras para contar e ouvir histórias. Um contador de histórias, em todo tempo e lugar, encontrou quem o escutasse. Nas sociedades tribais primitivas essa atividade não possuía uma finalidade exclusivamente artística: tinha um caráter funcional decisivo, pois os contadores de histórias eram os que conservavam e transmitiam a história e o conhecimento acumulado pelas gerações, as crenças, os mitos, os costumes e valores a serem preservados pela comunidade. Através da realidade, a cultura popular se manteve sem pergaminhos ou iluminuras apenas na memória viva. A história é um instrumento que a humanidade desenvolveu como veículo para passar informações através do tempo. Cada cultura tem um estoque de histórias que, originárias ou não daquela cultura, objetivam fundamentalmente atingir as preocupações inerentes a todo ser humano. O significado de escutar histórias é tão amplo... É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções, que todos atravessamos e vivemos, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não) resolvidos (ou não) pelos personagens de cada história (cada um a seu modo...) e assim esclarecer melhor os nossos ou encontrar um caminho possível para a resolução deles. A estrutura e os temas das histórias estão sendo examinados como uma forma para compreender os mecanismos padrões de pensamento e comportamento humanos.

16 comentários:

  1. Gostaria de saber como trazer os contadores de história aqui em meu município Trajano de Moraes.
    Trabalho como coordenadora do CRAS onde atendemos crianças do Projeto PETI e PróJovem (cerca de 100 crianças)
    e gostaria muito de trazer essa equipe de contadores de história aqui.
    Meu e-mail é silcomu@hotmail.com, sem mais , Silvania.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom conhecer novos contadores de histórias,não deixem o sonho morrer um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou elaborando um TCC sobre a influência da contação de historias nas series iniciais do ensino fundamental e não encontro registros com a origem dessa prática. Esse texto em seu blog foi um dos poucos materiais que encontrei sobre o assunto. Você pode, por favor, me fornecer a fonte desse texto para que eu possa utiliza-lo em meu TCC como fundamentação teórica?
    Caso tenha algum material que possa me auxiliar no meu TCC, peço que por favor, encaminhe para o meu email: shayane.racing@hotmail.com

    Muito obrigado

    Att: Shayane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu o material sobre a origem da contação de história? vc poderia me enviar algo que me ajude na elaboração do meu tcc?
      felipeufpb2013.2@gmail.com

      Excluir
  4. Olá, estou elaborando um TCC sobre a contação de historias na educação infantil e não encontro registros com a origem dessa prática. Esse texto em seu blog foi um dos poucos materiais que encontrei sobre o assunto. Você pode, por favor, me fornecer a fonte desse texto para que eu possa utiliza-lo em meu TCC como fundamentação teórica?
    Caso tenha algum material que possa me auxiliar no meu TCC, peço que por favor, encaminhe para o meu email: vilkaleane71@hotmail.com
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu o material sobre a origem da contação de história? vc poderia me enviar algo que me ajude na elaboração do meu tcc?
      felipeufpb2013.2@gmail.com

      Excluir
  5. Parabéns pelo trabalho!
    Me ajudou muito na minha proposta de TCC. Estou procurando documentos que comprovem o surgimento da contação de histórias. Será que você pode me fornecer algo?

    Desde já agradeço!

    Att.
    Bárbara
    e-mail: barbaramaisjp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu o material sobre a origem da contação de história? vc poderia me enviar algo que me ajude na elaboração do meu tcc?
      felipeufpb2013.2@gmail.com

      Excluir
  6. oi, tudo bem? adorei o seu blog! estou elaborando minha tese para o tcc, você pode me enviar algum material sobre o início da contação de história para meu e-mail? lucianasantiago11@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi, tudo bem? adorei o seu blog! estou elaborando minha tese para o tcc, você pode me enviar algum material sobre o início da contação de história para meu e-mail? lucianasantiago11@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, vocÇe pode me enviar algum material sobre o inicio da contação de historia para o meu email?
    antonia.costa89@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Boa noite estou realizando meu tcc com o seguinte tema: a contação de historias como estrategia no processo de alfabetização;voce teria algum material para me disponibilizar?
    e-mail:edivaneideeadriano@hotmail.com
    obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Oi, boa tarde!! Assim como algumas das mensagens acima, estou fazendo meu TCC sobre Contação de Histórias e gostaria de saber se você pode me enviar algum material sobre o inicio da Contação de histórias para o meu email?
    silvia1tdm@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!!
    Estou realizando meu tcc com sobre a contação de história, vc poderia me mandar esse material por e-mail: felipeufpb2013.2@gmail.com

    Vcs dos comentários,conseguiram algum material sobre a origem da contação de história?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Vc tem algum material sobre a origem de contação de história? poderia me mandar por favor?
    E-mail: felipeufpb2013.2@gmail.com

    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir